Em Beltrão, recém nascidos são registrados antes de deixar o hospital

Por Leandro Czerniaski – Uma parceria entre o Hospital São Francisco e o Cartório de Registro Civil Arion Toledo Cavalheiro Jr, de Francisco Beltrão, está oferecendo mais comodidade aos pais que precisam emitir a certidão de nascimento dos filhos. Há cerca de três meses, esse proceso passou a ser feito dentro do próprio hospital, no dia após o nascimento.

“Com essa novidade, estamos prestando um serviço de cidadania que oferece mais comodidade aos pais em um momento especial da vida e garante que não haja subregistros, quando a família deixa de fazer a certidão de nascimento da criança”, aponta o cartorário Arion Toledo Cavalheiro Jr.

Todas as manhãs, uma funcionária do cartório vai até o hospital fazer o registro dos bebês que nasceram no dia anterior e já emite a certidão. O serviço é gratuito. Antes, o procedimento dependia que os pais fossem até o cartório, no Bairro São Cristóvão, ou em suas cidades de origem. “Ainda deixamos a opção para os pais de fora que desejam registrar o filho no município onde residem, mas a grande maioria faz esse processo já no hospital e isso dá mais tranquilidade e conforto por já sair daqui com a certidão em mãos”, comenta Maico Trevisol, diretor do HSF. Na unidade, são cerca de 120 nascimentos por mês.

Arion cita que, devido aos bons resultados da iniciativa, tem intenção de expandir esse serviço para outros hospitais públicos e particulares da cidade.

Footer
scroll up