Histórico - Cartório Arion Cavalheiro
O município de
Francisco Beltrão foi emancipado pela lei 790 de 14/11/51. O Fórum e os cartórios extrajudiciais, porém, foram instalados em 14 de dezembro de 1952. Inicialmente, o Cartório de Registro Civil era anexado ao Cartório do Crime e tinham suas instalações junto ao prédio da Prefeitura Municipal e do Fórum da comarca. Na criação da comarca, o
Cartório de Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas era anexo ao Cartório de Registro e Imóveis e posteriormente, passou a ser anexo do Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos.
Anos se passaram até que, em 06 de janeiro de 1966, o Prédio da Prefeitura, Fórum e Cartório de Registro Civil foram totalmente destruídos por um incêndio, não restando nenhum documento que lá se achavam arquivados.
Na data de 10 de julho de 2000, o Cartório de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas foi anexado ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.
Atualmente a comarca de Francisco Beltrão é composta pelos municípios de Francisco Beltrão, Enéas Marques e Manfrinópolis.